segunda-feira, 23 de maio de 2011

Locação de Carro na Europa

Em Frankfurt pegamos um carro alugado que já foi reservado aqui no Brasil. A locadora foi a Europcar. A reserva havia sido feita para o modelo de carro Polo ou similar, porém ao chegarmos no balcão da Europcar fomos informados que havia um carro francês no pátio e como iríamos devolver o carro em Paris, se o pegássemos não precisaríamos pagar a taxa de devolução prevista (era uns EUR 150,00 / EUR 200,00), o carro era um Toyota Aygo, menor que o Polo, mas aceitamos! Economizar é uma grande vantagem!!!

* GPS: Nós levamos GPS aqui do Brasil, em português, o que facilitou bastante. Já que aluguel de GPS é um saco! As vezes você reserva, mas quando chega para pegar o carro, não tem ou tem que pagar taxa de devolução do GPS, ou tá em alemão e você nem consegue mudar o idioma para inglês ou português e ainda por cima é caro! Resumindo: dor de cabeça. É melhor comprar um lá ou levar um daqui.

* Estradas: As estradas na Europa são muito boas. Asfalto perfeito até nas cidadezinhas minúsculas do interior, que aliás são muito fofas...

* Combustível: Quando saímos da Suiça em direção à França, precisávamos colocar combustível. Paramos em um posto já na França (na Europa não existe frentista, você mesmo coloca o combustível no carro) e sabíamos que nosso carro era a gasolina e tínhamos as seguintes opções: Benzil, Sans Plumb e Gazzole!
Nem pensei direito, mas tinha certeza que era Gazzole, e colocamos EUR 50,00 de combustível.
Andamos cerca de 1km e o carro começou a pifar... estávamos na "boca" de um pedágio... Foi aí que o meu marido falou: Fer, o carro parou! E eu falei: Ah, pára de brincar com isso! E ele dizia: é sério, parou mesmo. Aí eu pensei: &%*$#, e na frente da chancela do pedágio o nosso carro tava paradinho! Muuitos carros atrás buzinando e etc. Puxamos o carro para um cantinho e tentei ligar para o seguro: putz, tudo em francês... e eu não sei nada de francês!!! Aí tinha uns guardas e eu fui lá falar com eles, tentei explicar em inglês que eu achava que tinha colocado o combustível errado e que eu precisava de ajuda para tirar o carro dalí e levá-lo para o acostamento.
O guarda foi super gente fina, ajudou a gente a levar o carro, ligou para o seguro do celular dele, ou seja, ajudou totalmente!!! Enquanto esperávamos chegou mais uns guardas e ficaram perguntando para o meu marido o que ele tinha colocado no carro, e ele dizia Gazzole e todos os guardas em coro: No, gazzole noooo!!!! Ou seja, Gazzole é Diesel! E nós enchemos o tanque de diesel! Muito buuuuurroooos!
Mas a sorte é que eu tinha fechado a locação sem franquia! Ou seja, só perdemos os 50,00 euros do combustível - menos mal. Bom, aí em 30 minutos o guincho havia chegado e fomos até uma cidadezinha bem pequena, era perto de 12h00 e o mecânico disse que ia almoçar e só voltava às 14h para arrumar o carro.
Enquanto isso ficamos passeando na mini cidade, rs, só tinha dois restaurantes por lá e fomos em um deles. Parecia que a gente tava dentro de um filme de velho oeste, com aquelas portinhas de vai e vem e um monte de homens fortões nas mesas encarando a gente enquanto entrávamos! Aí, óbvio, ninguém falava nada em inglês... e então falei "menu" e a garçonete me chamou numa das mesas de homens fortões, falou alguma coisa com eles e apontou para o prato dele (dizendo: é isso que tem)... Rsrsrsr eu só mostrei com meus dedos "manda 2".... E veio um prato com batatas, um tipo de bacon cru, uma linguiça enorme e uma saladinha. Estava muito bom por sinal!
Depois disso voltamos na oficina e acho que o mecânico era o único que falava um pouco de inglês no lugar. Finalmente ele tirou todo o diesel do carro, encheu de gasolina e pronto!!! Liberou a gente para seguir viagem. UFA!
Portanto, depois dessa, sempre que for abastecer um carro em um país diferente, e por mais que o nome na língua local seja parecido com o nome em português, confirme!!!! E aínda, para se garantir ainda mais, sempre faça as locações de carro com a opção "sem franquia".

* Pedágios: Geralmente são caros... Segue um guia bem bacana sobre pedágios:

Pedagios nas estradas do mundo
Indicação de rodovias pedagiadas e dicas para as viagens de carro pelas estradas do mundo

* Documentação: Sempre verifique se o país visitado solicita que o condutor possua carteira internacional de habilitação. Isso é bem importante!!! A carteira é feita no próprio Detran (http://www.detran.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=195), o processo é rápido e prático de fazer. Basicamente, você entra no site do Detran, preenche um formulário, gera o boleto e vai até o Detran, munido deste comprovante pago e da carteira de habilitação. Em alguns dias a carteira internacional chega pelo correio e terá a validade da sua carteira nacional. Outro detalhe: sempre leve para a viagem a carteira de habilitação brasileira, juntamente com a internacional: eles são documentos que andam juntos!!!

Para finalizar: sempre esteja ciente e pesquise antes de viajar sobre as normas e regras de trânsito, sobre as placas principais e sobre os limites de velocidade do país visitado. Na Suiça por exemplo, na faixa o pedestre sempre tem preferência, independente se o sinal está aberto ou fechado e se por um acaso você atropelar alguém na faixa por lá... meu amigo, você tá ferrado!

Vale lembrar: cinto de segurança sempre e se beber não dirija!!!

1. Que ótimas informações Fernanda, muito bom saber como funciona na prática.

Sou do Marketing da Mobility - vi nosso informativo no seu Post. Trabalhamos com as principais locadoras no Brasil e no mundo e sempre buscamos para os clientes as melhores tarifas e dicas e informações sobre veículos.

Confira nosso site de roteiros de viagens de carro: www.selfdrive.com.br

Boa viagem. Conte conosco!
    Renata Correa
    www.mobility.com.br 11 5091 7771 (SP) ou 4007 1177 (demais cidades)