segunda-feira, 16 de maio de 2011

Fortaleza - CE

Estive em Fortaleza em Dez/2008. A cidade é bacana, porém, como muitas cidades do nordeste brasileiro, um tanto suja, e com o problema da prostituição em muitas esquinas. Mas a paisagem das praias compensam...

Basicamente as duas praias principais de Fortaleza: Iracema e Meirelles, pelo que eu sei, são impróprias para banho, mas são bem movimentadas.

Iracema é conhecida pela sua vida noturna: muitos barzinhos e restaurantes. É lá que fica o famoso Pirata, onde na 2ª-feira acontece a noite mais animada de Fortaleza.

Já Meirelles é onde tem a grande feirinha de artesanato de Fortaleza, com muita coisa barata. Aliás, achei os preços de comida e artesanato em Fortaleza, muuito bons. Pelo menos quando fui, deu para se divertir comprando saídas de praia, vestidinhos e artesanato. A feira funciona à noite (acho que das 18 às 23h, se não me engano).

Então em Fortaleza mesmo, é mais indicável tomar banho na Praia do Futuro, porém a praia é boa mesmo só para banho. Lá não tem agito noturno e é até meio perigoso andar na praia à noite.

Em Fortaleza vale também conhecer o Centro Cultural Dragão do Mar, o Mercado Central e também a Catedral.

Mercado Central


O legal mesmo é sair para visitar as praias próximas à Fortaleza: Canoa Quebrada, Lagoinha, Morro Branco, Cumbuco, entre outras. Também é possível se divertir no Beach Park e se quiser algo mais longe de Fortaleza, dá ainda para conjugar com Jericoacoara (+/- 300km). Em Fortaleza usamos a empresa Ernani Tour para fazer esses passeios. A maioria sái cedo e retorna no fim da tarde ao hotel.

Basicamente o foco desses passeios são as praias. Então é protetor solar na mão e curtir o mar e o sol!!!

* Morro Branco

Fica a +/- 80 km de Fortaleza. O contraste das cores da areia com o mar fazem a paisagem...
É deste lugar que são tiradas as areias coloridas para fazer aqueles souvenirs de paisagens desenhadas dentro de um copinho, sabe?
Aqui tem um projeto em que as crianças locais se tornam guias mirins e explicam coisas sobre as falesias e dunas. É legal a questão da incersão social e tals. Mas os guias mirins que eu vi, tinham fala decorada e só estavam alí esperando a gorjeta dos turistas, sabe?!
Bom, depois disso contratamos um bugue que nos levou até uma lagoa, que eu não consigo lembrar o nome, mas permite banhos refrescantes!
Depois do passeio de bugue ficamos em um lugar chamado Praia das Fontes: onde tinha restaurante e piscinas para curtir o sol do Ceará!






* Canoa Quebrada

Está localizada há uns 180km de Fortaleza, com praia muito bonita!!!
Aqui é possível também fazer passeio de bugue para ir visitar aquele desenho famoso de Canoa Quebrada na falésia, mas não fui.
Em vez disso preferi fazer um passeio de jangada, acho que era uns R$ 10,00 por pessoa. Muito bom. O jangadeiro disse a visibilidade naquele dia estava ruim e que a água estava turva... mas eu já achei ótimo! E também passear na praia e nos arredores.
Nesses passeios as empresas que o programam, geralmente usam um restaurante com infra-estrutura de banheiro, chuveiro, armários, cadeiras e guarda-sol. Então você sempre tem um ponto de referência e pode sair, fazer os passeios, andar e depois é voltar à esse ponto.





* Lagoinha

Distante 100km de Fortaleza, Lagoinha já foi até capa do Guia 4 Rodas. Praia com dunas, coqueiros, mar e lagoas!!!
Aqui dá para fazer também um passeio que mescla bugue, pau de arara e barco que passa por muitos coqueiros, dunas, lagoas e comunidades locais, com paisagens muito lindas!

Lagoinha e seus famosos coqueiros!

O bugue!

Lagoa do Jegue



Coqueiros-anão!


Em Fortaleza fiquei hospedada em dois hotéis:
- O Hotel Villa Mayor (http://www.villamayor.com.br/) fica a uma quadra da Beira Mar em Meirelles. É um hotel simples, mas limpinho, aconchegante e com um bom café da manhã!
- O Hotel Oásis Atlântico Imperial (http://www.oasisatlantico.com/) fica de frente para a praia de Meirelles. É um hotel também simples, mas também limpo e com um bom café da manhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário