domingo, 15 de maio de 2011

Vale do Loire

A região do Vale do Loire fica perto de Paris, há mais ou menos uns 100 - 150km. É muito conhecida em função dos maravilhosos castelos que "habitam" a região.

Para visitar essa região a partir de Paris é possível ir de trem, locar um carro, fazer um tour de dia completo ou ainda passar uma ou duas noites na região para aproveitar ainda mais. A opção que acabei fazendo foi a do tour bate e volta, com a empresa Cityrama (www.pariscityrama.com).

Esta empresa tem uma particularidade que é importante ao viajante: eles não passam nos hotéis para buscar o turista. O turista é que tem que ir até o escritório da empresa no horário estipulado para fazer o tour. O escritório deles em Paris é bem localizado, bem perto do Louvre.

Hoje este passeio custa EUR 150,00 por pessoa. Sái de Paris cedinho, às 07h00 e retorna só à noite... O Tour visita 03 castelos:

* O Castelo de Chambord
Este castelo foi feito originalmente para ser a "casa de caça" do rei Francisco I. Por volta de 1537 a construção foi finalizada e em várias partes é possível ver como o rei gostava de si mesmo: o castelo é cheio de ornamentos com a letra F de Francisco. Acredita-se que Leonardo da Vinci também contribui projetando algumas partes do castelo, inclusive uma escada em que as pessoas que sobem não encontram as que descem! Mas, pelo que se sabe o rei usufruiu muito pouco deste castelo...
O castelo é super imponente e lindíssimo! Eu particularmente o achei mais bonito por fora do que por dentro. Acho que é porque quando eu fui, a parte de dentro estava passando por umas reformas...






* O Castelo de Chenonceau
É conhecido como o castelo das mulheres e foi construído sobre o Rio Cher. A história conta que Henrique II deu este castelo de presente à sua amante: Diane de Poitiers e quando o mesmo morreu, sua mulher Catarina de Médici a expulsou dalí. Em um dos ornamentos do castelo, é possível até ver a marca subliminar do "ménage à trois". O grande salão que está sobre o Rio Cher serviu para dar grandes festas e também para abrigar feridos na época da 1ª Guerra Mundial. É um local lindo, cheio de histórias envolventes.








* O Castelo de Cheverny
Este castelo pertence aos descendentes da família Hurault. Devido à família ser ligada à cargos oficiais importantes, serviu cinco reis da França. Por volta de 1620, ao servir o Rei Luís XIII, o Conde Henri e a Condessa Marguerite mandaram construir o castelo. Ele foi e ainda é um prestigiado local para a prática de caça, com a ajuda de dezenas de cães da raça Grand Anglo-Français Tricolore. O castelo, seus jardins, seus cães e até a sua horta são lindos. A família ainda mora lá, na parte esquerda do castelo, e dizem que é super moderna. Tirando essa parte, o restante do castelo está aberto à visitação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário