quarta-feira, 23 de maio de 2012

Locação de Carro: Dicas Importantes

Locar um carro, seja no Brasil ou no exterior exige alguns cuidados... Pequenos detalhes podem tornar a locação em uma experiência frustada.

Afinal, o que é importante saber????

Pré requisitos para locar um carro: 

- O condutor do veículo precisa ter um cartão de crédito (internacional se a locação for no exterior), com limite disponível para deixar um crédito bloqueado como "caução" - o valor deste crédito varia conforme o valor da locação ou franquia do veículo.

- O condutor precisa ter no mínimo entre 18 e 25 anos (isso varia de país para país). Mas dentro dessa margem de idade, localmente a pessoa paga uma taxa extra por ter menos de 25 anos.  

- É obrigatório apresentar a Carteira de Habilitação Brasileira original. Alguns países também exigem a PID (Permissão Internacional para Dirigir), que é tirada no Detran. Basta entrar no site do Detran, preencher o formulário de solicitação, pagar a taxa e em alguns dias a carteira vai para o endereço que está cadastrado no Detran. A PID terá a validade da carteira nacional e ela não substitui a carteira nacional. Os dois documentos só valem se estiverem juntos.



Seguros:

Os seguros são regidos por siglas e sempre é importante verificar quais estão inclusos na locação e quais são opcionais. Os mais comuns são:

LDW ou CDW (Isentor de Responsabilidade por Perdas ou Danos)
O LDW não é um seguro. É um isentor de responsabilidade em caso de danos causados ao veículo (colisão, incêndio ou terceiros) desde que provado que os mesmos não ocorreram por uso indevido do carro. Nos EUA, as locações não apresentam valor de franquia. Para o restante dos locais é importante consultar qual o valor da franquia do carro em caso de sinistro.

Super LDW ou CDW
Funcionam da mesma maneira da proteção citada acima, porém, isenta ou reduz significativamente o valor da franquia a ser paga em caso de sinistro. Neste caso, funciona mais para tarifas de Europa e outros lugares, uma vez que, como citado acima nos EUA não existe franquia. Vale ressaltar que em caso de sinistro por mau uso do veículo a proteção deixa de valer e o condutor fica sujeito a taxas da locadora.

ALI, EP, SLI ou LIS (Suplemento de Cobertura de Responsabilidade - Proteção à Terceiros)
Proporciona um suplemento de cobertura em valor determinado pela locadora/país, em caso de sinistros com danos pessoais e/ou materiais, ocorridos contra terceiros, incluindo invalidez permanente ou morte. Também proporciona uma cobertura por danos pessoais e materiais combinados, causados por terceiros sem seguro ou com seguro de cobertura insuficiente.

PAI (Cobertura de Acidentes Pessoais)
Garante a você uma cobertura em despesas hospitalares para tratamento de ferimentos decorrentes de acidentes ocorridos durante o período da locação e verificados dentre de 90 dias da ocorrência. Esse seguro não é obrigatório, portanto, não está incluso na maioria das tarifas, porém, pode ser contratado localmente na retirada do veículo.

TP (Proteção contra Roubo)
É uma proteção contra o roubo do veículo, sem cobrir furto, roubo ou extravio de equipamentos extras. Esta proteção é obrigatória na Itália.

SUPER TP 
É um isentor de franquias do TP.

Outras Informações Importantes:

- Combustível: você sempre receberá o veículo com o tanque cheio e deverá devolvê-lo da mesma maneira. Caso contrário, o combustível será cobrado ao custo da locadora. As locadoras, geralmente, oferecem a opção de compra antecipada do tanque de combustível a um custo pré-determinado, por litro. Caso esta
opção seja aceita, o veículo deverá ser devolvido com um mínimo de combustível, pois não haverá reembolso. Favor checar os custos aplicáveis. Certos países ainda poderão cobrar uma taxa de serviço de reabastecimento.

- Taxa de Devolução: quando você loca um carro em uma cidade ou país e quer devolvê-lo em outro, geralmente terá que pagar a taxa de devolução. Essa taxa é paga localmente na hora da devolução e geralmente é bem salgadinha. Portanto, sempre verifique o valor da taxa.

- Motorista Adicional: na hora da retirada do veículo, sempre informar à locadora se haverá um motorista adicional. Geralmente também é cobrada uma taxa para isso.

- Combustível: sempre verifique no momento da locação qual é combustível daquele veículo, e preste atenção ao abastecer (para não fazer "nhaca" igual eu já fiz - veja aqui!)...

- Multas: Multas por infrações de trânsito são aplicadas pelo País/Estado/Cidade onde ocorreu o fato, e não pela locadora. Para a quitação dos mesmos, é necessário que o locatário do veículo se dirija ao Consulado do país da ocorrência e uma taxa administrativa da locadora será aplicada.

- Itens Adicionais: GPS, Cadeirinha de Bebê, Correntes para Neve e etc são pagos a parte. E de preferência devem ser solicitados com antecedência.

- GPS: sugiro já levar o GPS daqui, ou comprar do duty free, pois geralmente é mais barato do que alugar. Principalmente porque às vezes a locadora pode não ter o aparelho no momento da retirada e se você vai pegar o carro em uma loja e devolver em outra, as locadoras geralmente não permitem locação do aparelho.

- Regras de Trânsito: se informe quanto às regras de trânsito e significado das placas antes de viajar. Isso vai te trazer mais segurança.

- Pedágios: verifique se no país visitado há pedágios e como são pagos. Por exemplo, na estrada Turnpike da Flórida não há agentes recebendo o pedágio em dinheiro. Hoje a cobrança é exclusivamente através de dispositivos automáticos de cobrança instalados no veículo e você geralmente paga na hora de devolver o carro.

Para fazer uma bela viagem de carro, não esqueça dessas dicas e vá longe!!!!

* Algumas informações foram retiradas de informativos e voucher da Mobility.

2 comentários: