domingo, 3 de junho de 2012

O que comer na Turquia?

A culinária turca não é tãããão diferente quanto eu achei que fosse. A maioria das refeições típicas levam carne (de boi, frango e muito carneiro), salada e arroz.

Uma das comidas mais típicas é o Kebab: carne assada em um espeto vertical e servida fatiada. Tem de carne de boi e de carneiro.

Outros pratos comuns são um tipo de bolinho de carne (meat ball) ou espetinho de frango, com acompanhamentos: arroz, batata frita, salada e pimenta, como este abaixo:


A maioria das comidas é meio apimentada. Então quem não gosta ou não pode com pimenta, tem que tomar cuidado e ir de leve.

No café da manhã, muito da cozinha oriental vai a mesa: azeitonas, tomate, pepino, queijos fazem parte da mesa.

O doces turcos são muito bons também. O típico mesmo são os doces folheados com pistache e nozes. O folheado é bem molhado, não é seco como o nosso. Vale a pena provar.


Folheados com Pistache

A comida de modo geral não é cara. Sempre lembrando que as gorjetas são bem vistas (cerca de 10 a 15%).

Outra coisa super típica é o chá turco! Em muitos lugares é oferecido como cortesia! Tem dois mais tradicionais: o chá preto e o chá de maçã, que eu particularmente adorei! Uma caixinha de chá de maçã no bazar foi TL 4,00 (tem chá em pó instantâneo e de saquinho, mas é melhor o instantâneo e ele parece um suco de pó, só que é chá). E esse chá é servido nessas xícaras fofas:



Chá de Romã e Maçã Verde

Chá de Maçã

Vários tipos de chá!

No Grand Bazar ou no Bazar de Especiarias dá para comprar caixinhas de chá, caixas de doces e temperos... tem de tudo um pouco. E os valores são muito bons! Ótimos itens para trazer de presente!



Depois de tanta comida típica dá vontade de comer um fast food, né? Para dar uma noção de preço, um rodízio na Pizza Hut era apenas TL 10,00 por pessoa. O equivalente a R$ 10,00. Super barato!

Abaixo descrevi alguns dos restaurantes que fui. Não coloquei todos, porque alguns acabei não anotando o nome e não consigo me lembrar de jeito nenhum...

RESTAURANTES EM ISTAMBUL

- Saray (www.saraymuhallebicisi.com/): Tem em vários lugares de Istambul. Eu fui no que fica na rua de pedestres em Taksim. É um dos restaurantes bem típicos. A refeição aqui saiu por uns TL 30,00 com direito ao prato que escolhi (Meat Balls - tipo uma almondega, só que sem molho -; Arroz; Batata frita e tomates), um refri e um super combo de vários doces típicos. Tudo estava muito bom, exceto o sorvete que veio neste combo dos doces. Nunca vou esquecer da descrição do sabor que uma das meninas que estavam junto comigo deu: ele tinha gosto de "cheiro de fazenda". Deu para imaginar?



- Omar Restaurant & Café (www.omar-restaurant.com): Este restaurante fica bem pertinho da Santa Sofia e é bem aconchegante! O que mais chama a atenção são os inúmeros lustres que compõem a decoração. Aqui fui de salada, frango (ele é servido como espetinho), acompanhado de arroz e batatas. O atendimento é muito bom!


- Restaurante do The Sofa Hotel (www.thesofahotel.com/taste/): Na minha opinião, foi a melhor refeição de toda a viagem que eu fiz pela Turquia. De entrada foi servido uma salada com salmão; na sequência um ravióli de carne muito bom e como prato principal uma carne com batatas. De sobremesa um petit gateau maravilhoso. O atendimento é muito bom e o ambiente super bonito.

Entrada: salada de salmão e folhas verdes!


- Pescatore (http://pescatorerestoran.com/hakkimizda.html): Esse restaurante fica longe da área da Mesquita Azul e da Praça Taksim. Mas é uma ótima opção para quem quer apreciar um bom peixe.


Peixe com saladinha verde!


RESTAURANTES NA CAPADÓCIA

- Restaurante do Hotel Yunak (www.yunak.com): um restaurante bem aconchegante. Na época que eu fui (final de março) tava um frio de lascar e este restaurante tinha uma lareira super gostosa. Aqui jantei sopa de cogumelos como entrada, arroz com ensopado de carneiro como prato principal e sobremesa. Eu particularmente não curti muito o ensopado de carneiro. É uma carne de gosto bem forte. Mas tem que experimentar.

- Restaurante do Museum Hotel (http://www.museum-hotel.com/lila-restaurant-cappadocia.htm): Restaurante bem bonito, também com lareiras no ambiente. Outra vez a comida foi um ensopado de carneiro e como as refeições já estavam pré-definidas, pois estávamos em grupo, não pude escolher outra opção. Mas a salada de entrada estava boa e no final a sobremesa também foi bacana.


Salada de folhas verdes com damasco e nozes!

Ensopado de carne de carneiro.

- Fui almoçar em um restaurante do qual eu não lembro o nome e era bem gostoso. Ficam as fotos:



Frango, arroz, purê de batata, tomate e pimenta.


Um item interessante a lembrar é que por mais que seja um país quase que totalmente muçulmano, ninguém implica no caso de tomar vinho ou cerveja. E até na região da Capadócia existe produção de vinhos locais. Não cheguei a experimentar (porque eu estava suuuuper gripada e tomando remédios), mas disseram que era bem gostoso.

Outra coisa típica é a castanha. Quando você caminha por algumas ruas em Istambul, logo você sente aquele cheiro de castanha torrada... Tem muitas barraquinhas de castanha na cidade (é como se fosse os carrinhos de pipoca para nós). Não cheguei a experimentar, mas o cheiro sempre vai me lembrar de Istambul...

Hummm....

2 comentários:

  1. Nossa Fer, que delícia esse post!
    Fiquei com mais vontade ainda de conhecer a Turquia!
    E claro, adorei o chá de maça!!! hehehe
    Beijocas

    ResponderExcluir