domingo, 4 de março de 2012

Cruce de Lagos e Peulla - Chile

Um dos principais motivos de ir à Região dos Lagos era fazer o passeio de Cruce pelos Lagos Andinos.

Esse é o caminho que se faz quando quer atravessar de Puerto Varas para Bariloche ou ao contrário.



Eu fiz apenas o passeio até metade do caminho (Peulla).

O passeio começa de ônibus e vai margeando o Lago Llanquihue até sua primeira parada: os Saltos de Petrohue. Que nada mais é do que um rio com algumas quedas d´água, mas o "tcham" do negócio é a cor da água: um verde azulado muito bonito. Os Saltos de Petrohue é um tipo de parque e paga-se ingresso para entrar (se não me engano é CLP 2.000,00), mas o meu já tava incluído no passeio. Você anda por uma trilha e chega aos saltos. A paisagem ao fundo é mais uma vez o imponente vulcão Osorno. Muito bonito!!!






Daqui vamos até o pequeno porto de Petrohue e pegamos o catamarã super confortável Cruce de Lagos.
O barco conta com cadeiras confortáveis, lanchonete e banheiros.


O passeio é muito bonito: navega-se mais ou menos umas 02 horas pelo Lago de Todos os Santos em meio as montanhas. Com sol o lago tem uma cor esverdeada, e por isso é conhecido como lago esmeralda também.




Em algumas partes é possível visualizar algumas casas em meio a estas montanhas. Hoje este local é um parque e não é possível construir nada. Mas antes de virar parque algumas pessoas construíram e em um acordo foi permitido que essas pessoas que já moravam alí pudessem continuar com suas casas. Essas casas não são fracas não... uma mais bonita que a outra.


Ao fim da navegação chega-se a Peulla, um vilarejo com 120 habitantes, 50 gatos e 03 cachorros (como os chilenos disseram).


Pausa para informação importante: no hotel, quando a guia me chamou para o passeio eu estava com uma jaquetinha preta e a primeira coisa que ela fez foi me perguntar se eu só tinha essa blusa, respondi que eu também tinha uma jaqueta verde e mostrei para ela. A preocupação dela se deve a um motivo: uma mosca sinistra que eles chamam de "Fly Horse".

Só pelo nome da bicha já dá para imaginar que ela não é pequena, né... A preocupação da guia era importante, porque a mosca sinistra é atraída pela cor preta. E você fica no estilo do Cascão das histórias em quadrinhos: um monte de mosca ao seu redor. Mesmo estando de roupa clara, as milhões de moscas ficam junto, mas é claro que quem está de preto sofre mais.

Essas moscas estão presentes na região apenas de meados de dezembro à final de janeiro. E sem dúvida nenhuma, elas atrapalham! Do lado chileno elas não picam, só ficam enchendo o saco mesmo. Mas disseram que do lado argentino elas picam, sem dó.

Fly Horse

Todos esses pontinhos pretos são as Fly Horse
Peulla é um vilarejo que não tem muita coisa para fazer, só tem 02 hotéis (Peulla e Natura) e 02 restaurantes (um chique e um no estilo bandejão). Dá para passear na mata e fazer arvorismo. Mas com a mosca sinistra na área não tem jeito, a primeira coisa que você quer fazer é fugir da desgraçada.






E meu primeiro ponto de refúgio foi o restaurante bandejão. Comida básica: você escolhe entre carne e peixe e entre arroz e purê. Salada também tem, mas é cobrada à parte. O almoço para duas pessoas com uma salada, 02 pratos (carne e purê e peixe e purê), 01 água e 01 refrigerante saiu por CLP 15.000,00 (ou +/- R$ 70,00). Meio caro... mas considerando que é longe e envolve custos de transporte, a gente entende.



Depois até tentamos caminhar pelo vilarejo, mas não dava, além do calor, as moscas não davam trégua. E a solução que encontrei (eu e o resto do pessoal que tava no barco) foi entrar no Hotel Natura e ficar no lobby. Não tendo o que fazer, fiquei umas 03 horas alí esparramada no sofá tirando uma bela soneca.



Depois disso voltamos ao barco para fazer o retorno à Puerto Varas. Mesma paisagem da ida: um lindo lago verde esmeralda entre montanhas.

A minha conclusão desse passeio é que vale a pena pelo passeio de barco. Com certeza eu teria tido uma melhor impressão de Peulla se as moscas sinistras não estivessem dando o ar da sua graça. Mas mesmo assim eu faria de novo!!!

2 comentários:

  1. Essas moscas são uma desgraça completa!

    ResponderExcluir
  2. Olá Fernanda!! Gostaria de saber se chegando nesse lago, posso comprar um bilhete e embarcar ou so embarca quem comprou o pacote todo?? Existe bilheteria para quem não está em excursão?

    ResponderExcluir