domingo, 6 de novembro de 2011

João Pessoa - PB

João Pessoa, capital da Paraíba, é uma cidade calma com praias belas e tem o título da 2ª capital mais arborizada do mundo, perdendo somente para Paris na França. Não é uma das cidades mais procuradas do Nordeste ainda e por isso não tem praias super lotadas, ou seja, é um bom destino para quem não gosta de muvuca.

Vista Panorâmica da Praia de Tambaú, tirada da cobertura do Tambaú Flat.

A Paraíba está entre os estados de Pernambuco (ao sul) e do Rio Grande do Norte (ao norte).


Nas praias do sul predominam-se praias "mais" selvagens e desertas, como Coqueirinho, Tambaba (única praia de naturismo oficializada no Nordeste), Jacumã e Praia Bela.


Já as praias do litoral norte são mais urbanas, como Intermares, Bessa, Camboinha, Cabedelo e a Praia do Jacaré.


Cheguei em João Pessoa à noite (+/- 01h00 da manhã) de uma sexta-feira. O aeroporto na verdade fica no município de Bayeux (se fala Baiêê, fazendo biquinho segundo os paraibanos), a mais ou menos 30 minutos de João Pessoa.


Na sexta-feira, solzão a pino já cedinho! O nascer do sol é geralmente por volta das 05h da manhã. Levantamos cedo para aproveitar o dia e fomos passear na praia de Tambaú, onde há vários barcos no estilo catamarã de 02 andares que levam as pessoas até Picãozinho, que fica a 2 km da costa.


É um passeio que leva em torno de 02 horas à 03 horas e varia no horário de dia para dia, pois é de acordo com a tábua da maré. Além disso a lua também influencia (melhor visitar na lua nova ou cheia). Entramos no barco às 10h30 e fomos até os corais e piscinas naturais. Os catamarãs são equipados com música, banheiro e até uma mini lanchonete vendendo bebidas e espetinhos.




Piscinas naturais de Picãozinho

Eu fiz o passeio no barco "Bichos-Preguiças", o dono do barco é o Gentil (ele é bem gentil mesmo), e tinha até uns escorregadores para o pessoal se jogar lá de cima (mas só em mar aberto - na área de Picãozinho não pode por causa dos corais). O passeio custa R$ 20,00 por pessoa.




O catamarã do Gentil.

O lugar é muito bonito e o passeio vale a pena.


Já neste primeiro dia me queimei feito um camarão. Sol forte já cedo e que dura o dia inteiro, a mínima estava na média de 25ºC  e a máxima uns 31ºC. Então recomendo para as pessoas branquelas que nem eu, que mesmo passando protetor solar, não pode esquecer nunca do chapéu, boné, óculos escuros e camiseta ou aquelas batinhas de saída de praia.


À noite estava rolando um evento de motociclistas bem na rua à frente no hotel em que estávamos (o Tambaú Flat) e era ronco de motor, banda ao vivo e vuco-vuco até altas horas. Para quem gosta, é um evento que rola todos os anos, chamado de Rota do Sol.


Muitos motociclistas no evento Rota do Sol em Tambaú.

Andar na orla de Tambaú a noite é bem tranquilo, tem um calçadão gostoso com muita brisa do mar.


Tem vários restaurantes, mas paramos para fazer uma boquinha num quiosque de Açaí (já na Praia de Manaíra - na frente de uma super loja de bikes), que era bem bacana e barato: um pote médio de açaí com 04 frutas ficou R$ 6,00.

Vista Panorâmica da Praia de Cabo Branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário