domingo, 7 de agosto de 2011

Morretes - PR

Morretes fica a apenas 80km de Curitiba é um passeio super básico para quem mora por aqui!!!

Dá para fazer um bate e volta e é um passeio lindo para um dia de sol!

O caminho mais bonito para se chegar até Morretes de carro é indo pela Estrada da Graciosa, que foi inaugurada em 1873. São 33km de caminho arborizado, no meio da Mata Atlântica e com trechos da estrada em pedra. Muitos mirantes pedem parada para apreciar a vista.




Outra forma de se chegar até lá é indo de trem!!! O trem sái da Rodoferroviária de Curitiba e vai serpenteando a Serra até chegar em Morretes!  Eu fui de trem apenas uma vez até hoje e por incrível que pareça não consegui terminar o caminho, porque na época tinha um outro trem vindo na nossa direção, então tivemos que voltar daquele ponto de trem mesmo.... e desde então não fiz mais o passeio. Mas sei que é lindo.

Outro jeito de chegar, só que de uma maneira mais "heavy metal" é descendo à pé pelo caminho do Itupava (São 16km de trilha + um monte de kilômetros até chegar no centro de Morretes)!!! É um caminho lindo... cercado pela Mata Atlântica. Mas requer uma certa preparação física, principalmente para os joelhos, porque é descida e o caminho é de pedras. Só desci por lá uma vez, e tinha chovido a noite inteira (no dia anterior), ou seja, o caminho de pedras estava extremamente escorregadio! Além disso este caminho é meio perigoso (não dá para descer sozinho - teve época que assaltavam o pessoal que andava por lá).

Em Morretes tem diversos rios, onde dá para alugar uma bóia e descer ou simplesmente tomar banho de rio. Quando era criança, era febre ir para Morretes no verão para tomar banho de rio. Era bem básico no final de semana meus pais levarem eu e meus irmãos para passear por lá. Bons tempos... Hoje o negócio já está mais no estilo "farofa"... então perdeu um pouco do encanto...

Hoje o bacana é passear pelo centrinho histórico, comer em um restaurante legal e passar o dia passeando pela cidade.

E falando em comer: o que não dá para perder aqui é o prato típico: o Barreado, que é um cozido de carne (acem, patinho ou músculo) com cebola, tomate, alho, cominho e outros ingredientes. O prato é cozido em uma panela de barro que é lacrada com uma massa de farinha e água (por isso o nome Barreado) e fica no fogo umas 10 horas. O que faz com a carne fique toda desfiada!!! É uma delícia!!!




Duas pousadas bacanas para ficar em Morretes são:

- Hakuna Matata (http://www.pousadahakunamatata.com.br/): é uma pousada lindinha, com piscina, e quartos bem bacanas!
- Santuário Nhundiaquara (http://www.nhundiaquara.com.br/): é uma pousada bem rústica, os jardins da pousada são lindos!!!! Não tem piscina, mas tem acesso ao rio Nhundiaquara. Aqui também dá para passar o dia e eles servem barreado.

Morretes vale o passeio!!!!

Site da cidade: www.morretes.com.br

As fotos abaixo foram tiradas no Santuário Nhundiaquara!






Nenhum comentário:

Postar um comentário