quarta-feira, 8 de junho de 2011

Bonito - MS

Bonito não devia se chamar Bonito, devia se chamar Lindo ou Maravilhoso! Porque ô lugar bonito esse!!!

A cidade fica à 300km de Campo Grande. Hoje dá para ir à Bonito com a Trip ou via Campo Grande (que possui mais opções de vôo).

Eu mesma fui de ônibus (18 horas de viagem a partir de Curitiba). Foi uma viagem cansativa, mas valeu muito a pena.

Estive por lá em 2005, acho que de lá para cá não houveram muitas mudanças nos passeios em si e na paisagem, pois órgãos competentes de Bonito são extremamente rígidos quanto à preservação do lugar. E eles estão certíssimos!!! Tem que preservar e restringir sim o nº de visitantes nas atrações para não danificar o meio ambiente.

Bonito é destino de ecoturismo, e quem quer visitar tem que gostar de estar em contato com a natureza!

A cidade de Bonito em si é pequena, quando fui tinha apenas uma avenida principal no centro, onde tinha lojinhas e restaurantes. Em um deles cheguei a provar carne de jacaré (é parecida com frango, mas um pouco mais durinha).

Lá me hospedei em dois hotéis:
- O Hotel Marruá (www.marruahotel.com.br), na época eu fiquei na ala nova, com quartos simples, mas confortáveis e limpos. Tinha um bom café da manhã também!
- O Hotel Pirá Miúna (www.piramiunahotel.com.br), pequeno, na época era até considerado pousada, mas tinha um ambiente muito gostoso, com um quarto confortável e um belo café da manhã.

As atrações mesmo estão afastadas do centro, ficam nos arredores da cidade, em algumas das muitas fazendas que existem na região. Eu digo que Bonito tem o formato de uma aranha: o centro é o centro da aranha e as atrações ficam nas patas. O acesso sempre é por estradas de chão (tudo para causar o menor impacto possível no ambiente). Segue abaixo um relato sobre os passeios que fiz:

* Gruta do Lago Azul:

É um passeio de meio dia. Você vai até o centro de visitantes e aguarda a vez do grupo para visitar a gruta. Você recebe um capacete e recomendações para não impactar o lugar. A "boca" da gruta é grande e você desce por uma trilha de escada natural uns 100 metros. Até chegar no ponto de observação do lago, que tem uma cor azul que é de embasbacar (não pode chegar perto do lago, nem por a mão na água).

O lugar antigamente era um tipo de ponto de encontro para fazer churrasco e nadar, ou seja, foi bem degradado. Mas dos anos 90 para cá, conta com muitos cuidados. Quando estive lá, o guia disse que ninguém ainda havia chegado até o fundo do lago e que em um desses mergulhos ciêntíficos foi até encontrado uma ossada do tigre de dentes de sabre. Vale a pena visitar, é lindo mesmo!


* Flutuação no Rio Sucuri:

Eu particularmente acho o melhor passeio para se fazer por lá! É fantástico! A base do passeio é uma fazenda que tem infra-estrutura de restaurante, redário, vários pés de jaca, e ainda dá para alugar quadricíclo, ou fazer um passeio de cavalo.

Ali na base da fazenda você recebe a roupa de neopreme e o snorkel e segue de caminhãozinho até uma trilha que no final você pega um barco pequeno (se não me engano apenas 08 pessoas por vez podem fazer a flutuação) e vai até um ponto onde você desce do barco e começa a flutuação.





A água, por ser rica em calcário, é azul azul e permite uma vizualiação perfeita do fundo do lago. Você praticamente não precisa fazer nada, além de observar. A roupa de neopreme não deixa você afundar, então você desce o rio apenas flutuando e observando a enorme quantidade de peixes e vegetação que existem por lá. A flutuação dura cerca de 1 hora. É um passeio lindo: muitas cores!!! E o contato com a água e os peixes é incrível.






* Passeio de Bote no Rio Formoso:


É um passeio tranquilo, dá para qualquer um fazer (desde criança até idosos). O bote desce pelo Rio Formoso e você pode apreciar a linda vegetação ao redor. Tem corredeiras leves e em um ponto o bote fica parado para que os visitantes possam tomar banho no rio. Uma delícia!


* Estância Mimosa:

A visita começa na sede da fazenda. Dalí um guia parte com uma quantidade limitada de pessoas para percorrer as trilhas suspensas que levam à várias cachoeiras. É possível tomar banhos refrescantes!!!
Depois disso, volta-se à sede da fazenda para um delicioso almoço de fazenda.
Uma atração à parte são os dois jacarés que "habitam" uma lagoa na sede da fazenda. Um deles, o jacaré Kiko, vem quando chamam pelo nome, rsrsrs!!!




Bonito é um passeio lindo para quem gosta e respeita o contato com os animais, plantas e paisagens lindas que o ambiente oferece!


* Quando fui eu não tinha máquina digital, então algumas fotos foram retiradas da internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário