Para visitar os atrativos não é necessário muitos dias, com uns 04 ou 05 dias dá para ver o principal tranquilamente! A cidade, por ser turística, não é das mais baratas (táxi e comida são meio salgadinhos).
Em Foz já me hospedei em dois hotéis:
- No Rafain Palace & Convention Center (http://www.rafainpalace.com.br/): Hotel confortável, fica na Rod. das Cataratas e serve um bom café da manhã. Tem uma boa infra-estrutura de lazer, com piscina, campo de futebol, campo de tênis e etc.
- No Best Western Falls Galli (http://www.fallsgallihotel.com.br/): Hotel econômico, fica bem pertinho da rodoviária. O quarto era bem espaçoso, porém a TV dava umas falhadas. Tem piscina e sala de jogos.
Os passeios que já fiz em Foz foram os seguintes:
* Cataratas (Lado Brasileiro)
Pelo lado brasileiro o passeio começa pelo centro de visitantes, alí o ingresso é comprado e logo em seguida o visitante embarca em um dos vários ônibus adesivados (com desenhos de bichos) e percorre um trecho até chegar na entrada das passarelas.
Por elas você vai chegando de mansinho, vendo uma quedinha ali e outra acolá e de repente o som das águas vai ficando mais forte e pimba: estão lá as famosas Cataratas! Muitos mirantes ao longo das passarelas facilitam a visão das belas quedas.
* Cataratas (Lado Argentino)
Pelo lado argentino o passeio também começa pelo centro de visitantes. E alí você pega um trenzinho que passa entre a mata para chegar também até as passarelas. A vista da passarela que chega até a Garganta do Diabo é muito 10. Você vê bem de perto as quedas.
Tinha até um jacaré por lá, soltinho soltinho... |
* Macuco Safári
Já fiz o passeio do Macuco tanto pelo lado brasileiro quanto pelo argentino e os dois são iguais. Mas na época que eu fui o argentino era um pouquinho mais barato.
Pelo lado brasileiro você deve ir até a parada do Macuco Safári, pega-se um jipe elétrico e com o acompanhamento de um guia você passa pela mata, recebendo informações sobre a fauna e flora. Chega-se até um ponto onde tem que percorrer uma pequena trilha a pé. A base do passeio de barco é um deck, onde você deixa seus pertences e sapatos. O que você leva ao passeio deve ser colocado em um plástico para não molhar (tipo a máquina fotográfica).
O barco vai bem próximo de algumas quedas e molha tudo, tudo mesmo! Acho que molha mesmo que você vá com capa de chuva. No verão é uma delícia, mas se estiver frio, ui!!! Então a dica é leve uma toalha e uma muda de roupa!
O passeio é super divertido e a visão das Cataratas pelo rio é outra, né!
* Parque das Aves
Quem gosta de bichos como eu, vai adorar o Parque das Aves. É um parque onde o visitante o percorre por passarelas no meio da mata. São mais de 900 espécies e alguns pássaros ficam em gaiolas como em qualquer zoológico, mas em alguns viveiros os pássaros ficam no mesmo ambiente do visitante.
A interação do visitante com os pássaros é uma experiência super bacana. Ao final do percurso, sempre tem um tratador com uma arara para que o visitante possa pegar na mão ou no ombro a mesma. Em uma das vezes que fui também tinha uma cobra para por no pescoço e tirar uma bela foto.
É um passeio imperdível para quem gosta desse contato com os animais!
* Itaipú
A Usina Elétrica de Itaipú é a maior usina geradora de energia do mundo.
O passeio começa com um vídeo explicativo sobre como a usina foi feita e sobre como ela funciona.
Depois em ônibus os visitantes são conduzidos por um passeio dentro da usina, passando pela principal atração: a barragem. Quando esta está aberta o passeio é mais bonito...
Uma coisa legal de Itaipú é que eles plantam uma árvore quando o funcionário faz 5 anos de empresa... Tem um jardim enorme cheio de árvores de diversos tamanho, cada uma representando uma pessoa.
À noite tem um show de iluminação na barragem, mas eu particularmente acho que não vale a pena.
Curiosidade: para a usina ser feita, foi necessário alagar uma grande área na região (cerca de 1500 km²), inclusive cobrindo as Sete Quedas, que era uma cachoeira de semelhante beleza às Cataratas. Além disso mais de 40 mil pessoas, que moravam no leito do rio Paraná tiveram que ser desalojadas. Nas cidades próximas à Foz: Medianeira, Santa Helena, Guaíra e outras, muita gente ainda fala sobre isso, com uma certa indignação...
* Comércio Paraguaio
Visitar o comércio paraguaio é uma aventura. Muitas coisas baratas, muita gente nas ruas te oferecendo de tudo, mas tem que ficar atento, porque tem muita mutreta por lá. Já soube de gente que comprava um produto e quando ia abrir, só tinha pedra dentro da caixa.
Então as dicas são: fazer compras em lojas conhecidas, de confiança e com referência e testar o produto e observar o caminho dele até a sacola.
Uma dica importante é: como você está entrando no Paraguai via Foz a cota de compras é de apenas US$ 300,00 por pessoa e tem que declarar na posto da Polícia Federal da ponte da amizade. Tenho tido relato de passageiros que não declararam e tiveram seus produtos retidos depois no aeroporto. É claro que muita gente vai para lá para fazer várias compras, mas é importante saber que se não fizer as coisas do jeito certo, pode acabar perdendo os produtos.
Um negócio importante é a documentação! Para entrar na Argentina e no Paraguai é necessário possuir a carteira de identidade civil com menos de 10 anos de emissão ou o passaporte (inclusive as crianças). Além disso para crianças acompanhadas de apenas um dos pais ou de nenhum dos pais é necessário também uma autorização de viagem de menor (obtida em cartórios).
Nenhum comentário:
Postar um comentário