sábado, 7 de abril de 2012

Concha y Toro - Chile

Uma das vinícolas mais famosas do mundo, a Concha y Toro, fica pertinho de Santiago: mais ou menos 30 km do centro.

Dá até para ir de metrô combinado com ônibus. Mas eu fui de carro.

Tem duas opções de tours de visitação: o mais básico custa CLP 8.000 por pessoa e dá direito a degustação de 02 tipos de vinho (um branco e um tinto) e o outro custa CLP 17.000 por pessoa com direito à uma tábua de frios e degustação de 6 tipos de vinho. Mais detalhes no site: http://www.conchaytoro.com/web/tour/tipos-de-tour/?lang=es .

Eu fiz o tour básico e durou aproximadamente 1 hora. O guia contou toda a história da família e também da vinícola. Toda a propriedade da vinícola é linda e enorme!





O tour passa rapidamente pelas parreiras, logo depois tem a 1ª degustação e na sequência vai até a parte onde há os tonéis de armazenamento dos vinhos.




O tour segue para a parte mais famosa da vinícola: o local onde fica armazenado o Casillero del Diablo.

Resumindo: a lenda conta que o fundador da vinícola Dom Melchor de Concha y Toro havia trazido da França algumas cepas, que tinham um local especial de armazenamento. Esses vinhos eram para consumo pessoal e tinham o nome de Casillero. Mas depois de um tempo, ele percebeu que seus vinhos estavam sumindo e para evitar os furtos, criou a lenda de que um diabo habitava o local.




Após, há a 2ª degustação e o tour termina. A taça utilizada fica de brinde para o visitante.


Ao fim do tour tem uma loja, com diversos souvenires e vinhos da Concha y Toro.

Para dar uma noção de valores, um vinho Casillero del Diablo Pinot Noir 2011 estava por CLP 3.790. Um saca-rolhas básico custava CLP 3.990.


Com certeza vale muito a pena comprar os vinhos chilenos no Chile, os preços são bem melhores. Na própria vinícola já é barato. Mas se deixar para comprar em lojas no centro de Santiago, pode sair ainda mais barato.

Para transportar o vinho, na Concha y Toro tem uma embalagem inflável bem bacana, se não me engano era CLP 1.500 cada. Na prática eu não sei se funciona, não testei... acabei colocando os vinhos em uma caixa, cheia de jornais e muita fita adesiva!!! E no aeroporto, na hora de despachar é só rezando para garantir que eles não irão quebrar! Mas felizmente todos as garrafas chegaram inteiras. Ufa!


Um detalhe muito importante que eu esqueci de dizer nos outros posts da viagem ao Chile: a grande maioria das fotos foram tiradas pelo meu querido marido!!! Os créditos são dele!!!

Elder: o fotógrafo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário