quarta-feira, 18 de abril de 2012

Capadócia - Turquia

Quer conhecer um lugar diferente? Vá para a Capadócia!!!




Localizada na Anatólia Central, a Capadócia é formada pelas cidades de Kayseri, Aksaray, Nigde, Nevsehir.

A sua geografia é impressionante: centenas de rochas oriundas de erupções vulcânicas, com diversos tipos de formações foram esculpidas pelo vento, erosão, chuva e degelo durante séculos.

Aqui a paisagem é praticamente monocromática: um tom ocre invade a cena: tudo é meio bege, meio cinza e segue o mesmo padrão de cores. As diversas formações rochosas: umas no formato de cone, outras em formato de cogumelo e algumas em formatos fálicos estão por toda parte.



Em meio à essas formações, cidades foram formadas: as casas ao redor e cavernas esculpidas dentro dessas rochas tornam o local incomum.

Hoje, muitos hotéis usaram a geografia local em seu favor e se tornaram os famosos hotéis de caverna. Tive a oportunidade de visitar alguns deles:

- CCR Hotels (www.ccr-hotels.com): está localizado em Nevsehir. Suas acomodações são muito bonitas, aconchegantes e modernas, apesar de estarem em cavernas. Tem um spa luxuoso que oferece piscina, banho turco, massagem, academia e uma sala de sal para terapias.


- Argos Inn (www.argosincappadocia.com.br): também está localizado em Nevsehir. É um hotel lindo! Quartos muito confortáveis, sem TV, com o objetivo de trazer ao hóspede uma estada de tranquilidade mental. Mas, com I-Pod na mesa de cabeceira nos quartos deluxe. Para lua de mel esse hotel tem um super quarto, com sala de lareira, vista fenomenal, piscina privativa e sossego. O seu restaurante está localizado onde já foi uma capela antigamente.

- Yunak Evleri (www.yunak.com): este hotel fica em Ürgüp. Também é um hotel de caverna, porém de categoria mais simples. Conta com acomodações muito bonitas e uma decoração um pouco mais clássica. Este hotel também não tem TV nos quartos, mas tem uma sala de TV e uma sala de internet de uso comum.

Recomendo muito a hospedagem em um hotel de caverna: eles são muito bonitos, aconchegantes, quentinhos e com certeza vão transformar sua estada em uma experiência única.

Eu fiquei hospedada em Ürgüp, no Hotel Dinler (www.urgup.dinler.com). É um hotel normal (não é de caverna), tem uma estrutura grande, com muitos quartos. Boas acomodações (sem carpete no piso do quarto). O café da manhã foi bom, mas nada de mais! Wi-fi free. Tem piscina, massagem e banho turco.

Vista noturna da janela do meu quarto no Hotel Dinler.
Quanto aos passeios nesta região, os destaques são:

Göreme Open Air Museum (http://www.goreme.com/goreme-open-air-museum.php): como o próprio nome já diz, é um museu a céu aberto. Muitas formações rochosas, com várias capelas em suas cavernas. Nestas capelas pode-se encontrar afrescos e inscrições rupestres. Muito legal o passeio! A lojinha desse museu é uma das melhores que visitei para souvenires. Aproveite para experimentar o suco de romã ou romã com laranja, por apenas TL 7,00.






Cavernas subterrâneas: Entre os séculos VII e XII essa região sofreu muitas invasões e os povos locais construíram autênticas cidades subterrâneas para se proteger. As mais importantes são Kaymakli e Derinkuyu. A que eu visitei é a Özkonak, que foi descoberta em 1972. Ali foi possível ver o sistema de defesa desses povos, através de portas de pedra e sistemas de ventilação e armazenamento de comida. Dentro das cavernas o ar é bem geladinho, então lembre-se do casaco!!!




As chaminés das Fadas: São formações com a parte inferior de terra e a parte superior de basalto. Algumas dessas formações podem chegar a ter 40 metros de altura.





O comércio da região é bem singular, nos pontos principais sempre tem barraquinhas com os mais diversos produtos: souvenires, pashiminas, luminárias, chaveiros, bijuteria, entre outros. Mas se tiver a oportunidade de visitar um ateliê de tapetes e uma joalheria visite!


No Ateliê de Tapetes que visitei (não me lembro do nome), você ganha uma aula sobre tapetes e sobre vendas! O vendedor que nos atendeu fez um show para tentar vender os tapetes. Primeiro ele mostra como são feitos os tapetes (os tipos de nós, a carga horária que a mulher pode trabalhar dependendo do tipo de tecido); os tipos de tecido (lã, seda, algodão); como é extraída a seda do casulo; e depois como ser um bom vendedor (ele mostrou diversos tipos de tapetes: lã, seda, algodão, estilos de desenhos e etc). Para dar uma ideia de valores, um tapete pequeno de lã (desses de colocar ao lado da cama) estava por EUR 45,00, claro que você ainda pode negociar, mas o preço inicial era esse.

Depois dessa visita você começa a ver com outros olhos um simples tapete. Na verdade é uma obra de arte. E como é feito a mão, nunca vão haver dois tapetes exatamente iguais. E o tempo que se leva para uma mulher fazer um tapete é uma loucura: muito tempo! Então acho que vale cada centavo!

Porém, entretanto, um conselho para quem tem renite: não entre! Eu que tenho renite, ao entrar na loja, foi instantâneo: fechou o sistema respiratório na hora!!! Valeu por conhecer, mas saí rapidinho de lá.




Para quem gosta de jóias, a Capadócia é um ótimo local para comprar as mesmas. As joalherias tem diversas peças, também muitas delas únicas. Os preços são similares ao do Brasil, nada de muito diferente.

Um detalhe importante: a porta de entrada da Capadócia está na cidade de Kayseri, onde o aeroporto está localizado.

Para fazer este passeio, tanto por Istambul, quanto pela Capadócia, nós estávamos em uma excursão com um guia que falava português. Aliás, o guia foi ótimo, uma figura. O nome dele é Güngör (se fala Guinguêr). Então, toda a movimentação pela Turquia foi tranquila porque tivemos sempre o acompanhamento dele.

Mais imagens da Capadócia:





Muitas pequenas cidades e vilas fazem parte da região da Capadócia. E entre elas paisagens lindas se formam:


Ô vida boa....




Essa casa vale 100 mil euros. Acredita?

Eu e a formação rochosa em forma de camelo.

Vista da sacada do Hotel Argos Inn.

Nenhum comentário:

Postar um comentário